CAPÍTULO 15 - NUTRIÇÃO - GANHO E PERDA DE PESO MAMADEIRAS DE LEITE ARTIFICIAL - SÃO GÊMEOS, E AGORA? (Obra Registrada: Todos os direitos reservados.)

Nossa cultura, muitas vezes nos faz pensar e agir erroneamente. Aconteceu comigo.

Tinha em mente que a amamentação supriria todas as necessidades nutricionais dos meus filhos, tinha preconceito quanto a dar leite artificial como complemento, e ainda mais, em oferecer a mamadeira para os bebês, sob a pena dos bebês não aceitarem só o seio.

Pois digo, cada caso é um caso, e cada bebê, é um bebê diferente, com necessidades diferentes, então, no meu caso, se eu tivesse leite suficiente para amamentar integralmente os dois bebês – totalizando dezesseis mamadas em vinte e quatro horas – poderia fazê-lo exclusivamente, mas não pude suprir esta necessidade.

Na maternidade, apesar de quando da alta hospitalar, meus bebês já vinham ingerindo leite artificial como complemento alimentar, me orientaram que só a amamentação – dez minutos, por exemplo – para eles era o suficiente por mamada. O que ocorreu, é que por seguir à risca esta informação, meus bebês começaram a perder peso. Eu achava que não precisava complementar com leite artificial, que não devia introduzir a mamadeira para eles não desistirem de sugar o peito, mas estava errada. Até hoje, aos cinco meses de idade, eles mamam no peito e na mamadeira. Está certo, que o Rafael – que ficou mais tempo na maternidade mamando bastante na mamadeira – nunca teve muita vontade de mamar bastante tempo no peito, mas continua mamando, um pouquinho só, mas mama!

Só consegui reverter a situação da perda de peso, quando o pediatra de meus filhos me explicou que meus bebês “precisavam” do complemento com leite artificial, para se desenvolverem e ganharem peso, me orientou a oferecer o leite materno e o complemento, sempre, em todas as mamadas. Compreendi, foi o que fiz, e deu certo. 

Se mantenha alerta com relação a este ponto, não se iluda nem dê ouvidos às crendices populares. Se indicado pelo pediatra, não tenha medo de dar leite artificial na mamadeira ou de outra forma.

A sociedade, exerce um tipo de pressão incrível sobre este assunto, está certo que o leite materno é insubstituível, muito importante para a proteção da saúde da criança e seu desenvolvimento, isso é fato consumado, mas, em alguns casos, além dele, precisa ser introduzido leite artificial como complemento. Se seu pediatra lhe orientar desta forma, não hesite em tirar todas as suas dúvidas, deixe de lado os preconceitos e tabús, e siga em frente. Pode ser o caminho para ajudar seus bebês a se desenvolverem.

Comentários

MAIS VISITADAS

CAPÍTULO 20 - A LOGÍSTICA DO QUARTO - SÃO GÊMEOS, E AGORA? (Obra Registrada: Todos os direitos reservados.)

CAPÍTULO 8 - AMAMENTAÇÃO - SÃO GÊMEOS, E AGORA? (Obra Registrada: Todos os direitos reservados.)

CAPITULO 9 - CUIDADOS NO MANUSEIO DOS BEBÊS - SÃO GÊMEOS, E AGORA? (Obra Registrada: Todos os direitos reservados.)